Translate

06 March, 2008

VectorWorks

O VectorWorks Fundamentals é um elegante e profissional programa de CAD. Ao contrários de soluções "lite"de outras soluções de CAD, o VectorWorks Fundamentals vai muito além do 2D. Em complemento à precisão do desenho 2D, tem ferramentas de modelação 3D flexíveis que o podem ajudar a criar, apresentar e mesmo construir os seus projectos. Uma base de dados e folha de cálculo integrada ajudam-no a gerir custos e materiais. Vários formatos de importação e exportação tornam fácil a comunicação com outros. Também já tem incluidas várias bibliotecas de objectos e uma linguagem de programação com que vai poder optimizar as suas rotinas mais comuns de trabalho.

Ambiente de trabalho integrado
O VectorWorks guarda toda a informação dos desenhos (plantas a 2D, modelos 3D, e dados) num só ficheiro. Ao integrar toda a informação num ficheiro torna-se fácil a coordenação e a gestão das alterações de um projecto. As alterações executadas numa vista, seja ela qual for, são automaticamente efectuadas nas restantes vistas, poupando tempo e reduzindo o risco de erro. Por exemplo, alterações feitas numa planta a 2D reflectir-se-ão automaticamente nos alçados e nas perspectivas a 3D.

Interface Intuitivo
Com o interface intuitivo e de fácil utilização do VectorWorks vai encontrar todas as funcionalidades de um software de CAD. As ferramentas e menus estão organizadas de uma forma lógica e intuitiva. O VectorWorks permite reduzir a complexidade que pode advir da utilização de muitas ferramentas, podendo o utilizador ligar e desligar as que pretender. Utilizando um Workspace personalizado pode desligar os menus e ferramentas que julgue não serem necessários ao seu projecto e colocar outros nos menus e nas paletes que entender. Pode ainda associar atalhos de teclado aos menus e às ferramentas que entender.

Desenho 2D Sofisticado
O VectorWorks faz do desenho no computador uma tarefa mais simples do que desenhar com um lápis e papel. Com o seu interface intuitivo SmartCursor™, pode facilmente criar desenhos 2D precisos dos seus projectos, e em qualquer fase do seu projecto o que vê no seu desenho é o que vai ver quando imprimir.


Viewports
Características avançadas de paginação tornam fácil apresentar várias vistas do projecto. Cada vista ou “Viewport” pode ter a sua escala, orientação, projecção, opção de rendering, bem como as suas próprias opções de Classes e Layers.

Bibliotecas de objectos paramétricos
Mais do que símbolos ou objectos estáticos, os objectos paramétricos são representações dinâmicas de objectos reais. Assim, como
uma porta na realidade é definida por parâmetros de altura, largura, ombreira, guarnição, folha e espessura, também o é
nos objectos paramétricos de portas do VectorWorks. Precisa fazer uma alteração? É simples, basta alterar os parâmetros necessários e o VectorWorks irá redesenhar a nova porta automaticamente bem como a parede onde ela está inserida. E como a maioria dos objectos paramétricos têm características 2D e 3D, irá criar automáticamente modelos 3D à medida que desenvolve o seu projecto.

Modelação Precisa a 3D
Com o VectorWorks torna-se fácil explorar conceitos e representar projectos finais a 3D.
Em complemento às ferramentas de modelação paramétrica, o VectorWorks oferece verdadeiras operações boleanas em sólidos, mantendo o historial das operações efectuadas. Permite ainda a extrusão de objectos 2D existentes, ou a modelação directa em 3D, incluindo superfícies empenadas. Desenhar a 3D nunca foi tão fácil!

Base de Dados e Folhas de Cálculo
Mas o VectorWorks faz muito mais do que desenhos. Com uma base de dados e folhas de cálculo integradas, não necessita de utilizar outros programas nestas tarefas. Basta adicionar a informação do fabricante, tamanho, código e outras que julgue necessárias aos objectos do seu projecto e facilmente pode gerar folhas de cálculo com os mesmos. Esta informação pode ser acedida em qualquer fase do seu projecto e pode ser usada para produzir relatórios. E porque essa informação e os desenhos estão interligados, alterações no seu projecto irão produzir automaticamente as alterações nos seus relatórios.

Linguagem de Programação
O VectorScript™ é uma linguagem de programação integrada no VectorWorks. É suficientemente simples para ser usada por qualquer iniciado, no entanto é suficientemente poderosa para produzir as próprias ferramentas do VectorWorks. Pode criar tudo desde simples scripts que automatizam as suas rotinas de desenho até às suas ferramentas e tudo sem sair do VectorWorks.

Trabalho de Grupo
É fácil para uma equipe trabalhar com ficheiros do VectorWorks. Todos os membros de uma equipe podem visualizar as várias partes de um projecto, mas só podem efectuar alterações nas áreas que são da sua responsabilidade. Posteriormente, os desenhos finais são produzidos juntando todas as partes do projecto. O trabalho de grupo pode ser produzido tendo um ficheiro base onde se inclui toda a simbologia e organização de uma determinada empresa ao qual todos podem aceder.

Apresentações finais
O VectorWorks não só tem todas as ferramentas necessárias para produzir o seu projecto como o pode ajudar a vender o seu trabalho! Crie espectaculares imagens para impressionar os seus clientes. Pode ainda criar animações dos seus projectos! Mais, colocando no VectorWorks o módulo adicional
RenderWorks, pode colocar texturas, produzir sombras projectadas e transparências que lhe vão dar apresentações finais fotorealístas, representado de uma forma correcta tanto a 2D como a 3D.

Objectos Paramétricos
Mais do que símbolos estáticos, os objectos paramétricos "inteligentes" tornam fácil criar e editar objectos comuns dos nossos projectos. Assemelham-se e comportam-se como os objectos reais que representam. Por exemplo, um objecto paramétrico de uma porta insere-se correctamente numa parede.
Necessita fazer uma alteração? Não tem problema! Os objectos do VectorWorks são definidos com os mesmos parâmetros dos objectos que representam. Por isso, se deseja colocar o objecto paramétrico da sua mesa um pouco maior, basta colocar a nova dimensão na palete de informações e o VectorWorks redesenha o objecto automaticamente. Transforme uma mesa e cadeiras de café numa mesa e cadeiras de reuniões com um simples click. É mesmo assim tão fácil !

Bibliotecas de Símbolos grátis
Com o VectorWorks não necessita de adquirir bibliotecas adicionais de símbolos. Pode ter acesso a milhares de objectos paramétricos e símbolos sem gastar mais nada. Desde uma lareira, a uma porta, tudo o que precisa para completar o seu desenho está à distância de um simples click. Tem acesso a bibliotecas como a de arquitectura, mecânica, eléctrica, paisagismo e design de interiores. Não perca o seu tempo à procura de um símbolo - se não o tem, crie um. Um objecto paramétrico pode ser facilmente configurado em várias centenas, somente alterando os seus parâmetros.

Opções de Importação e Exportação
Partilhe os seus desenhos com colegas que usem outros programas de CAD e de desenho vectorial ou de imagem. Porque ambas as versões Mac e Windows do VectorWorks são criadas a partir da mesma arquitectura base, pode abrir o mesmo ficheiro em ambas as plataformas sem necessidade de conversão. Uma variedade de formatos de importação e exportação permitem-lhe trocar imagens ou ficheiros de CAD com um simples click. Entre os formatos disponíveis podemos salientar DXF/DWG (versão 2.5-2008), BMP, EPSF, JPEG, PICT, Photoshop, TIFF, VRML (somente para exportação e requer o RenderWorks).

Apresentações finais sofisticadas
O VectorWorks não só tem todas as ferramentas necessárias para a execução do seu projecto, como ainda o pode ajudar a vender o trabalho! Pode criar renderings e animações dos seus projectos. Mais, com o Plug-in RenderWorks, pode aplicar texturas e acrescentar efeitos de iluminação com sombras projectadas, de forma a dar às suas apresentações uma imagem fotorealista ou efeitos de desenho à mão ou pintura.

Personalização
Junto com o DVD de instalação vai encontrar a personalização do VectorWorks feita pela TechLimits para o mercado nacional tais como ferramentas, templates, conjuntos de menus e paletes, exemplos, hatches seleccionadose ainda várias sugestões de como iniciar a trabalhar com o VectorWorks.
----------------------------------
1 dvd